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Peixes: saiba como comprar melhor

O consumo de peixes tem aumentado nos últimos anos. O crescente número de temakerias e sushis comprovam a tendência e cada vez mais pessoas se animam a preparar em casa, buscando cursos de culinária oriental e receitas para grelhados e outras formas de preparo.

Mas é muito importante ter cuidado na hora de escolher o peixe. Assim como no caso da carne vermelha, a procedência, as condições de acondicionamento e os cortes são fatores determinantes. A dica é sempre optar pelos frescos ou congelados, que garantem mais sabor e segurança alimentar. Caso você não more próximo de uma fonte de pescados (regiões costeiras reconhecidamente notadas pela atividade pesqueira de qualidade), opte pelos congelados. Você terá garantia de que o produto conserva suas características e não teve nenhuma espécie de deteriorização. Não se iluda com promessas de peixes frescos em regiões afastadas da costa pesqueira. Compre congelados com segurança e consulte o distribuidor sobre as condições de acondicionamento, preferindo aqueles que vendem para restaurantes conhecidos na sua cidade, uma vez que estes costumam ter elevado grau de exigência.

Em relação à saúde, prefira os peixes de águas frias - salmão, atum e sardinha – que apresentam maior quantidade de ômega 3 e entre os frutos do mar, dê preferência ao camarão, lula e mexilhão. O ideal é sempre preparar esses alimentos grelhados, assados ou cozidos, deixando os pratos mais saudáveis e ao mesmo tempo saborosos.

Em uma alimentação nutritiva, saudável e saborosa não podem faltar os peixes e frutos do mar - alimentos com alto valor protéico, baixo teor de gordura e altamente nutritivos - eles ajudam a balancear as refeições e ainda agregam benefícios importantes para a saúde.

“Os peixes são ricos em minerais, como cálcio – essencial para a saúde dos ossos - e zinco, que ajuda no combate à perda da memória. Além disso, são boas fontes de ômega 3, que auxilia no controle da pressão arterial e das taxas de colesterol e triglicérides”, afirma a nutricionista Lívia Nogueira.

Ainda segundo a profissional, os frutos do mar não ficam para trás em nutrientes importantes para o organismo. “Camarões, siris, lulas, polvos, ostras, mariscos e mexilhões ajudam a fortalecer o sistema imunológico, contribuem com a formação dos músculos e protegem contra doenças cardiovasculares”, completa.

Quando for comprar seus pescados e frutos do mar, compre saúde e segurança!

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