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Consumo de peixe deve ir além da Semana Santa

Muito se fala sobre o consumo regular da carne de peixe em nossa alimentação. De acordo com a nutricionista da Unimed Jundiaí, Anita Machado, independente da origem (água doce ou salgada) os peixes são alimentos excelentes para auxiliar e prevenir o aparecimento de doenças cardíacas.

Classificado como carne branca, o mais indicado é consumí-lo de duas a três vezes por semana. “É importante lembrar que a carne de peixe deve ser sempre assada, cozida ou grelhada para preservar seus benefícios”, enfatiza a nutricionista.

Peixes de água doce

Os peixes de água doce são, em sua maioria, ricos em vitaminas e sais minerais, tais como cálcio, potássio, selênio, fósforo, vitamina B12, vitamina D e niacina.

Exemplo de peixes: dourado, tilápia, pacu, perca, pescada, pirarucu, pintado

Peixes de água salgada

Os peixes de água salgada por sua vez, são na maioria ricos em Ômega 3, um importantíssimo cardioprotetor, que auxilia no aumento do HDL- colesterol e fortalece no sistema imunológico. Além disso possuem diversas vitaminas e minerais, como potássio, vitamina D e selênio.

Exemplos de peixe: salmão, sardinha, linguado, atum, badejo, cação


Fonte: Tudo com vc