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Frutos do Mar entre os alimentos contra o cansaço

As causas do cansaço podem ser múltiplas, variam desde uma noite de sono mal dormida até uma causa clínica. No entanto, existem aliados que podem ajudar no combate ao cansaço: os alimentos! Por isso, confira agora 15 alimentos que ajudam a combater o cansaço:

Frutos do Mar: Um dos melhores alimentos que ajudam a combater o cansaço, pois são ricos em zinco e selênio, que agem no cérebro e diminuem o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Tomate: O tomate possui uma grande concentração de vitaminas dos complexos A e B, substâncias essas que auxiliam no combate a irritação. Além disso, são ricos em fósforo, potássio, ácido fólico e frutose.

Ovo: Rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco, ajuda a reduzir o cansaço físico e mental, melhora a função cerebral e tem ação antioxidante. Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.

Abacate: O abacate é rico em gorduras boas, magnésio e triptofano, também ajuda a melhorar a função cerebral e auxilia no relaxamento muscular.

Leite: Rico em cálcio que atribui ação relaxante e mantém a saúde cardíaca. O leite é fonte de triptofano, melhora a função cerebral e oferece aquela sensação de bem-estar.

Banana: A banana é uma boa alternativa pois contém a vitamina B6, que produz energia para seu organismo e dá aquele pique para começar o dia.

Alface: Rica em lactucina, substância que ajuda a diminuir a sensação de fadiga, e em fosfato, importante mineral para combater depressão, confusão mental e cansaço. Ela também pode ser usada em sucos e nos chás, além das saladas.

Jabuticaba: A jabuticaba é rica em carboidratos simples, que fornecem energia rápida e, por isso, reanimam durante um treino longo de corrida, por exemplo.

Espinafre: Ajuda a prevenir depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso. É rico em potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e e as do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso. Ajuda a prevenir depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Chia e Linhaça: Além do ômega-3, excelente fonte de gorduras boas, são ótimas fontes de magnésio, que geram energia para todas as células e atuam nas células musculares, evitando a fadiga.

As gorduras boas também trabalham na manutenção dos neurônios e ajudam na saúde cerebral, por isso são importantes no tratamento de depressão, déficit de atenção e bipolaridade. No caso da chia, graças às suas fibras solúveis, os nutrientes vão entrando na corrente sanguínea lentamente, proporcionando mais energia ao longo do dia.

Aveia: Rica em vitaminas do complexo B, ajuda a melhorar a função cerebral, melhora o humor e fornece energia duradoura. Além disso, contém as famosas ß-glucanas, tipo de fibra solúvel que diminui a absorção de colesterol e retarda a absorção dos açúcares.

Arroz Integral: Rico em vitaminas do complexo B, metionina e cistina. Melhora o humor e fornece mais energia.

Feijão: O feijão é fonte de ferro, potássio, zinco e aminoácidos essenciais, como a lisina. Ótimo para dar energia.

Cacau: O cacau contêm polifenóis, que tem sido provado ser bastante benéfico para a boa saúde do coração. O cacau também diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos. O cacau também diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Fonte: Dicas de Saúde