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Melhore os hábitos alimentares com comidas gostosas e saudáveis

Segunda-feira é dia de repensar sua alimentação e recomeçar a dieta? Então saiba que os benefícios de se manter uma alimentação saudável vão além da estética. Consumir alimentos ricos em vitaminas, proteínas e com pouca gordura é fundamental para prevenir uma série de doenças, melhorar o funcionamento do organismo e garantir uma melhor qualidade de vida.

Nem sempre é fácil de colocar a dieta em prática, pois muitas vezes nosso estilo de vida parece incompatível com um ritmo mais saudável. Porém, há uma série de novas possibilidades e alternativas para diminuir a quantidade de calorias ingeridas durante as refeições e enfim, melhorar nossos hábitos alimentares.

Uma opção que muitas pessoas têm feito é a substituição de carne vermelha por peixes e frutos do mar. Ricos em nutrientes como ômega3, proteína, vitaminas A, D e E, e da chamada ‘gordura boa’, eles têm o poder de fortalecer o sistema imunológico, contribuir para a redução dos níveis de colesterol, auxiliar na formação dos músculos, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Mas, para aproveitar todos esses benefícios é preciso que os peixes sejam consumidos grelhados ou assados para evitar a fritura.

Consumi-los crus, na forma de sashimis ou temakis, também pode ser uma boa alternativa, já que longe de altas temperaturas eles preservam a maioria dos nutrientes. Segundo Rayanne Costa, nutricionista das franquias KoniMix Temakeria, na culinária japonesa o melhor é investir em Sunomono (salada de pepinos temperados), além de temakis de atum, salmão, camarão e polvo. Nesses casos só tem uma restrição: “Para quem está em busca de pratos com poucas calorias, o ideal é apostar em opções sem cream chease”, indica.

Para quem quer começar a incluir os vegetais na hora das refeições, mas também preza por um gosto delicado e suave, escolher composições com aspargos é uma opção assertiva. De cor verde, rica em ácido fólico e com potencial diurético, a planta comestível pode ser consumida em várias versões, sem perder suas propriedades.

Para beber, um item muito saudável, sem dúvidas, é o chá. Benéfico para a saúde, pois vários tipos de plantas podem ajudar a diminuir o estresse, aumentar o metabolismo e auxiliar o sistema imunológico, a bebida pode ser encontrada em diferentes versões e sabores distintos. Outra opção são os sucos de fruta. A dica aqui é evitar os industrializados e procurar por frutas naturalmente doces, para evitar o consumo do açúcar.

Fonte: Terra