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Peixes turbinam o bom humor

Uma pesquisa com o divertido nome Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor), feita na Inglaterra, comprovou que uma boa parte das 200 pessoas que diminuíram significativamente o consumo de álcool, açúcar, cafeína e chocolate, substituindo por frutas, peixes e líquidos do bem (como sucos e água) melhorou o humor. A experiência mostrou que, das pessoas que mudaram a alimentação, 26% tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade. Então, vamos lá, conheça alguns alimentos que melhoram o astral:

Chocolate amargo 70% cacau ou semi amargo: Contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual).

Aveia: é um cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

Banana madura: contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima como opção de lanche rápido. Ou antes do treino.

Brócolis: é rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Garante o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos. Em geral, médicos recomendam a ingestão desse alimento para as gravidinhas.

Espinafre e folhas verde-escuras: têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.

Frutas oleaginosas: são as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-brasil. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio. Como são calóricas, é importante comer pequenas quantidades.

Laranja, maracujá e jabuticaba: tem grandes doses de vitamina C, previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.

Leite: produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina. Por isso que uma xícara de leite morno, adoçada com mel, ajudam a uma boa noite de sono.

Ovos: contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

Peixes e frutos do mar: são boas fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Pimenta: a sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.

Sementes de abóbora e girassol: ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.

Alface: tem efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

Agora que você possui essa lista, monte um cardápio e fique de bom humor sempre.

Fonte: Veja SP